Presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) e gestora ambiental, Isabela Suarez celebrou o impacto positivo do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado entre os dias 11 e 12 de setembro, no Palacete Tira Chapéu, na Rua Chile, em Salvador.
Para a dirigente, o evento reforça a importância da revitalização do Centro Histórico e valoriza o turismo como vocação natural da capital baiana. “É um orgulho fazer parte dessa história e incentivar todas as atividades econômicas que reforçam a vocação natural de Salvador e da Bahia, que é o turismo”, afirmou ao Alô Alô Bahia.
Segundo Isabela, a escolha do local também simboliza a força da união entre patrimônio histórico e desenvolvimento econômico. “Realizar este evento na rua mais antiga do Brasil, em um palacete histórico recém-restaurado pela iniciativa privada, faz valer o propósito de representar uma classe empresarial e movimentar discussões dentro da nossa própria cidade. Para nós, sem dúvida nenhuma, é um grande feito”, destacou.

3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Foto: Alô Alô Bahia)
O congresso reuniu nomes de peso da política nacional, como o ex-presidente Michel Temer, o prefeito Bruno Reis e o governador do estado do Goiás Ronaldo Caiado. Para Isabela, que assumiu a presidência da ACB em julho deste ano, o resultado positivo traz também um significado especial do ponto de vista feminino. “Em 214 anos, sou a segunda mulher a presidir a ACB. Isso significa abrir espaço para que outras também possam ocupar posições como a que eu ocupo hoje”, ressaltou.
A gestora ainda reforçou o papel do encontro no debate sobre sustentabilidade em um Brasil pré-COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) que será realizado em novembro, em Belém do Pará. Para ela, é essencial que as soluções propostas dialoguem com a realidade brasileira. “Talvez seja exatamente essa conversa que esteja faltando no campo da sustentabilidade. Então acho que, nesse momento, o setor produtivo contribui significativamente. O que a gente precisa é de uma conversa clara, ninguém aguenta mais situações e soluções que não são possíveis“, finalizou.