Condenação de Jair Bolsonaro e aliados repercute na imprensa internacional

Condenação de Jair Bolsonaro e aliados repercute na imprensa internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 12/09/2025 às 08:39 / Leia em 3 minutos

A inédita condenação de um ex-presidente da República por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito repercutiu na imprensa internacional. Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados na ação penal da trama golpista. A maioria foi formada com o voto da ministra Carmen Lúcia, proferido na tarde desta quinta-feira (11). Presidente do colegiado, o ministro Cristiano Zanin também votou pela condenação dos réus. Os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino, já haviam votado pela condenação na sessão da última terça-feira (9).

O jornal The New York Times, dos Estados Unidos, estampa a notícia na página principal de sua edição online: “Maioria dos ministros votantes afirmou que planeja votar para condenar o ex-presidente brasileiro por tentar se manter no poder”, escreve o periódico.

O jornal inglês The Guardian também destaca na página principal o resultado da condenação do ex-presidente brasileiro. “Suprema Corte considera Bolsonaro culpado de conspiração para golpe militar. Ex-presidente enfrenta pena de décadas de prisão por tentar se agarrar ao poder à força após perder a eleição de 2022”.

O francês Le Monde também relata, em sua edição online, o voto decisivo da ministra Carmen Lúcia, ao noticiar a formação da maioria. “Acusado de ser líder de uma ‘organização criminosa’ que conspirou para garantir sua ‘manutenção autoritária no poder’, apesar da derrota para o atual presidente de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro afirma ser inocente”, diz um trecho da matéria. Outro jornal norte-americano a dar destaque à condenação é o The Washington Post, em matéria publicada na capa de sua versão digital.

O El País, um dos principais jornais em língua espanhola do planeta, estampa com destaque a decisão do STF. “Brasil dá um passo transcendental contra a impunidade”, ao mencionar que o “ultradireitista Jair Messias Bolsonaro, capitão reformado do Exército, de 70 anos, foi condenado em Brasília por liderar uma conspiração golpista para não entregar o poder”.

Na Argentina, o Clarín escreve que o líder de “extrema-direita pode enfrentar mais de 40 anos de prisão” após a condenação. 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia