O velejador Bernardo Peixoto conquistou a liderança do ranking brasileiro no Starsailors League (SSL), despontando como o atleta nacional com maior consistência e performance no sistema. O feito coloca o baiano como referência no país e no cenário internacional, ocupando a 60ª posição mundial geral entre 48.768 velejadores listados globalmente e o 48º lugar no ranking mundial masculino.
O SSL funciona como o ranking mundial oficial da vela – equivalente ao sistema ATP do tênis ou ao ranking FIFA do futebol. Esta classificação unificada, que abrange todas as modalidades da vela, serve como critério para seleção em grandes eventos, incluindo a SSL Gold Cup, conhecida como “Copa do Mundo da Vela”.
“Estar na liderança do ranking nacional e entre os top 50 do mundo traduz o esforço e dedicação que venho investindo no esporte nos últimos anos. É extremamente satisfatório ter esse reconhecimento, que me deixa ainda mais motivado para alcançar os objetivos que almejo como atleta e velejador”, celebra o atleta.
Com 11 anos de carreira, Bernardo está em preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O velejador compete na Classe Nacra 17 ao lado de sua dupla Marina Arndt, com quem lançou campanha de preparação para o ciclo olímpico americano.