A Arquidiocese de São Salvador da Bahia viverá um momento histórico neste sábado, 13 de setembro, com a ordenação do primeiro bispo negro nascido na capital baiana, o monsenhor Gabriel dos Santos Filho. A celebração acontecerá às 10h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico, com presidência do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o cardeal Dom Sergio da Rocha.
Os bispos Dom Esmeraldo Barreto de Farias (emérito de Araçuaí-MG) e Dom José Aristeu Vieira (Diocese de Luz-MG) serão os co-ordenantes da cerimônia, que deve reunir aproximadamente 1.300 fiéis, além de dezenas de bispos, padres, religiosos e autoridades civis.
Para acolher os presentes, uma estrutura especial foi preparada:
-
600 pessoas na nave principal da Catedral
-
300 cadeiras instaladas na sacristia
-
400 cadeiras na área externa da Basílica, que será interditada para o evento
Trajetória e lema episcopal
Natural de Salvador, monsenhor Gabriel dos Santos Filho foi formado e exerceu toda sua caminhada pastoral na Arquidiocese da capital baiana. Ele foi nomeado bispo pelo Papa Leão XIV, e escolheu como lema episcopal a passagem do Evangelho de João:
“Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37)
O versículo expressa a espiritualidade e o compromisso do novo bispo com o serviço a Deus e à Igreja.
Significado para a Igreja no Brasil
A ordenação do primeiro bispo negro soteropolitano é motivo de alegria e reconhecimento da diversidade que marca a Igreja no Brasil. O evento reforça a importância da representatividade e da pluralidade cultural no episcopado brasileiro.
A Arquidiocese de Salvador, a mais antiga do Brasil, mais uma vez protagoniza um marco importante na história da Igreja no país.