O samba ganha protagonismo no Pelourinho neste domingo (14) com o show especial de Nelson Rufino, um dos maiores nomes da música baiana. Celebrando 83 anos de vida e 60 de carreira, o artista se apresenta no Largo Quincas Berro D’Água, às 15h, em uma performance que promete emocionar o público e que contará com as participações de Edil Pacheco e Márcia Shor
A apresentação marca o retorno de Rufino a um dos palcos mais emblemáticos da cena cultural de Salvador. Reconhecido por clássicos que atravessam gerações, o compositor e cantor celebra sua trajetória artística em um momento especial de valorização do samba como patrimônio cultural e de fortalecimento do Pelourinho como espaço de resistência e identidade.
Fim de semana no Pelourinho
A programação do Pelourinho começa nesta sexta-feira (12), com a 10ª edição do Festival Zona Mundi, que ocupa três largos simultaneamente. O evento promove um intercâmbio musical entre Brasil e países africanos de língua portuguesa, reunindo artistas como Ana Barroso (BA), Nino Galissa (Guiné-Bissau), Forró da Gota (BA), Os Bambas do Nordeste (BA), Mateus Aleluia Filho (BA) e Rei Helder Kuduro (Angola). As apresentações são gratuitas e começam às 19h.
O sábado (13) será marcado por diversidade e celebração cultural. No Largo Tereza Batista, acontece a cerimônia do Conectar Cultural, premiando fazedores de cultura do Recôncavo. No Largo Pedro Archanjo, a drag Chocolate Batidão apresenta o “Show das Drags”, ao lado de convidadas como Mara Ribeiro e Patrícia Gomes. Já o Largo Quincas Berro D’Água recebe o Festival LGBTricolor, que combina música, literatura e ação política, com shows do Bonde das Maravilhas (RJ), DJs e o lançamento do livro Chegay, sou LGBTricolor, de Onã Rudá.