A trajetória do estilista baiano Cleidson Marques, fundador da CMBrand, acaba de ganhar um novo capítulo. Morador do bairro Alto do Cabrito, em Salvador, ele venceu a primeira edição do Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda, realizado pela Vale do Dendê em parceria com a Embaixada da França no Brasil, e terá a oportunidade de viver uma imersão cultural em Paris.
Formado em Arquitetura, Cleidson começou sua marca em 2019, com apenas R$ 200 em mãos, e hoje se destaca pela criação de sungas com design ousado e roupas agênero. Sua história de virada e talento o levou a conquistar o prêmio, que inclui curso intensivo de francês na Aliança Francesa e viagem com todas as despesas custeadas pelo hub internacional da moda.
Nos últimos meses, ele tem se preparado para a experiência, que representa não apenas uma vitrine internacional, mas também um passo estratégico para a internacionalização de afroempreendedores baianos. A viagem está marcada para acontecer no final deste ano.

Cleidson Marques durante o Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda (Foto: Victor Fernandes)
“Hoje eu consigo definir meu objetivo de ir para Paris. Sei montar um cronograma e um plano de ação com o que é preciso ser feito, com base no que aprendi para mostrar o meu trabalho fora do país”, disse Cleidson.
O Programa Création Brasil teve a estilista Isa Silva como embaixadora e marcou o início de uma série de qualificações ofertadas pela Vale do Dendê. Durante dois meses, dez marcas regionais participaram de mentorias e masterclasses voltadas a estratégias de exportação, branding global e trocas criativas com nomes como Goya Lopes e Monique Badaró.
Além da CMBrand, participaram marcas como Ateliê Mão de Mãe, Nós Macramê, Gefferson Vila Nova, Lourrani Moda Autoral e Use Uka.