O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana alcançou uma nova etapa nesta quarta-feira (10). Na fábrica da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), em Hortolândia, no interior de São Paulo, estão sendo realizados os últimos ajustes técnicos, operacionais e estéticos dos trens que vão integrar o sistema. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhou pessoalmente a vistoria, ao lado de uma comitiva de 20 lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário.
“A CAF nos deu como garantia que, no dia 5 de dezembro, esse trem chegará em Salvador totalmente pintado, com um design em homenagem ao subúrbio e à Bahia. No dia 10 de dezembro, já começam os testes estáticos, móveis. Depois disso, por exigência dos padrões técnicos, a CAF precisa de seis meses para fazer os últimos testes, enquanto isso, a CTB conduz a montagem dos trilhos finais para que a gente possa transportar gente já no segundo semestre de 2026”, afirmou o governador.
Na unidade da CAF, especializada na fabricação e manutenção de trens, metrôs e VLTs, os veículos passaram por um processo de modernização que incluiu restauração técnica-operacional, substituição de componentes desgastados, renovação da pintura, plotagem e testes de performance. Todas as intervenções seguem as especificações da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), garantindo compatibilidade com o sistema metroferroviário local.

Foto: Joá Souza/GOVBA
“Agora, estamos realizando os testes estáticos aqui na fábrica e depois eles vão ocorrer no mês de dezembro em Salvador, e, em seguida, os testes dinâmicos. A CTB já está providenciando as vias para fazermos esses testes. O nosso objetivo como fabricante é ver os nossos trens operando”, explicou Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil.
Além da modernização, alguns vagões foram adaptados para atender às necessidades de marisqueiras e pescadores do Subúrbio de Salvador, que dependem de transporte seguro e adequado para seus produtos. Durante a visita, os líderes comunitários conheceram o projeto, visitaram a linha de produção e acompanharam os detalhes do trabalho nos trens.
O VLT de Salvador será composto por trens do modelo URBOS 3, fabricado pela CAF e presente em mais de 50 países, incluindo Espanha e Austrália. Lançado em 2008, o modelo é reconhecido pela durabilidade, eficiência energética e conforto.

Foto: Joá Souza/GOVBA
Cada composição tem sete vagões, duas cabines de comando e 45 metros de comprimento. Os trens contam com assentos acessíveis, capacidade para 400 passageiros e podem atingir velocidade de até 70 km/h, movidos 100% à eletricidade.
Cronograma e obras avançadas
O primeiro trem deve chegar a Salvador em 5 de dezembro de 2025. Os testes estáticos e dinâmicos nos trilhos do Subúrbio começam no início de 2026. A previsão é que o sistema entre em operação no segundo semestre de 2026.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT é o maior projeto de mobilidade urbana em execução no país, com 40 km de trilhos e 42 paradas planejadas. Mais de 2 mil trabalhadores atuam na obra, que já apresenta avanços significativos:
- Trecho 1 (Calçada – Ilha de São João): 33,79% de avanço físico.
- Trecho 2 (Paripe – Águas Claras): 19,99% de avanço, com duplicação da BA-528 e drenagem em execução.
- Trecho 3 (Águas Claras – Piatã): 2,11% de avanço, conclusão prevista para 2028.

Foto: Joá Souza/GOVBA
O sistema contará ainda com Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração via fibra óptica com o metrô, câmeras inteligentes e painéis digitais em tempo real, trazendo mais modernidade e segurança para o transporte público da Bahia.