Jazz encontra o Samba: show inédito de Juliana Ribeiro celebra raízes afro-brasileiras nos EUA

Jazz encontra o Samba: show inédito de Juliana Ribeiro celebra raízes afro-brasileiras nos EUA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 10/09/2025 às 17:29 / Leia em 2 minutos

Indianápolis, nos Estados Unidos, será palco, no dia 14 de setembro, de um encontro histórico entre jazz e samba no Indy Jazz Fest 2025. Sob o título “Jazz encontra o Samba: A Jornada Afro-Brasileira”, a cantora, compositora e pesquisadora Juliana Ribeiro, acompanhada do violonista Márcio Pereira, divide o palco com o cantor Magary Lord e o Rob Dixon Quintet, no icônico Jazz Kitchen. A noite promete reconectar o público às raízes afro-brasileiras e à diáspora negra.

O show propõe uma verdadeira fusão sonora, em que o jazz americano e o samba brasileiro se encontram “como águas que se reencontram após atravessarem o Atlântico”. No repertório de Juliana, o público vai ouvir diferentes vertentes do samba, do samba afro ao samba jazz, do samba-reggae à chula afro-baiana, em arranjos contemporâneos que incorporam claves afro-brasileiras, ijexás e sembas de Angola, dialogando com o jazz e a improvisação coletiva.

A apresentação também celebra a força feminina na música com o espetáculo “Elas por ELLA”, reunindo composições autorais de Juliana e releituras de ícones como Elza Soares, Carmen Miranda, Dona Ivone Lara e Leci Brandão. A narrativa sonora conecta Brasil, África e diáspora, mostrando o samba como herança, resistência e movimento cultural.

O evento contará ainda com a participação do poeta Lasana D. Kazembe, vencedor do Emmy, e do grupo Watu Wazuri, que apresentarão uma performance de spoken word e jazz, criando um verdadeiro ritual de arte e cura, reforçando a mensagem de união e pertencimento.

Com mais de 25 anos de história, o Indy Jazz Fest é referência mundial no gênero, reunindo talentos locais e internacionais. A edição de 2025 celebra a comunidade, a diversidade e o poder da música de unir pessoas. Além do projeto “Jazz encontra o Samba”, o festival terá shows de Brian Culbertson, Terence Blanchard com o E-Collective, Judith Hill e Nicole Henry com os Indy Jazz Fest All-Stars.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia