O “Globo Repórter” que celebrou os 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina foi o vencedor da etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Jornalismo em Vídeo. A cerimônia de entrega aconteceu na noite desta terça-feira (9), em Salvador.
Exibida em 2 de maio, a reportagem percorreu a Chapada por quase 20 dias, destacando as transformações da região desde os tempos de garimpo até o desenvolvimento do turismo e de novas atividades econômicas, como vinícolas premiadas, cultivo de frutas vermelhas e iniciativas ligadas à preservação ambiental.
O programa também apresentou o orquidário com mais de 1.600 espécies nativas, passeios de balão diante do Morro do Pai Inácio, o Pantanal dos Marimbus, além de experiências culturais e religiosas, como o mosteiro em Mundo Novo.
A equipe responsável pela produção foi formada pela apresentadora Camila Marinho, as produtoras e editoras Patrícia Trigueiros e Lílian Marques, a diretora Gisele Machado, o assistente Lélio Monteiro e o cinegrafista Piero Caputo.
Entre os pontos visitados estiveram a Fazenda Pratinha, em Iraquara, com grutas de águas cristalinas, e comunidades quilombolas que desenvolvem jogos educativos. A reportagem também destacou a sempre-viva, flor típica da Chapada, símbolo da riqueza natural da região.