O estrategista de comunicação e publicitário Nizan Guanaes, CEO da N Ideias, assina o prefácio do livro que conta a trajetória do Hospital Martagão Gesteira, uma das instituições de saúde mais importantes da Bahia. A obra, escrita pelo cirurgião pediátrico Carlos Emanuel Melo, será lançada ainda neste semestre e terá toda a renda revertida para o hospital.
“O Martagão Gesteira não é apenas um hospital. É um sopro de vida. Um lugar onde a medicina se mistura à poesia da resistência. Entre suas paredes não se tratam apenas doenças: cultivam-se esperanças”, destaca Nizan, em trecho do texto de abertura.
Além da publicidade, Guanaes também é autor, ao lado do psiquiatra Arthur Guerra, do livro “Você aguenta ser feliz?”. Os honorários dessa obra foram integralmente destinados à Casa Santa Terezinha, entidade que apoia crianças e adolescentes com doenças raras de pele.
Para o autor do novo livro, o apoio de Guanaes reforça a relevância do trabalho realizado pelo Martagão. “Nizan Guanaes é referência nacional, com um trabalho reconhecidíssimo. Ter ele nos apoiando é mais um reforço que estamos no caminho certo, procurando ofertar saúde de qualidade a quem mais precisa”, afirma Melo.
Narrado a partir da experiência do médico, que atua há mais de 25 anos na instituição, o livro relembra episódios marcantes da história do Martagão, especialmente durante períodos desafiadores enfrentados pelo hospital.
Os números comprovam a importância do Martagão para a assistência infantil no estado. Apenas em 2024, o hospital foi responsável por 66,7% das cirurgias oncológicas em crianças de 0 a 14 anos na Bahia; 47,9% dos tratamentos oncológicos; 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas. Em média, são realizados mais de 500 mil atendimentos anuais, distribuídos em 27 especialidades médicas.
O autor
Natural de Salvador, Carlos Emanuel Melo é cirurgião pediátrico e gestor de unidades hospitalares. Formado pela Escola Bahiana de Medicina, realizou residência em cirurgia pediátrica e cirurgia geral no SUS de São Paulo. Na Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição filantrópica centenária e mantenedora do Martagão, ocupou os cargos de diretor médico, superintendente e diretor-presidente. Atualmente, é superintendente geral da Liga.