Museus baianos recebem duas novas residências e ocupações a partir desta semana

Museus baianos recebem duas novas residências e ocupações a partir desta semana

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Naiade Biachi/Ascom IPAC

Publicado em 09/09/2025 às 15:11 / Leia em 3 minutos

Duas novas residências e ocupações artísticas chegam aos museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, nesta semana. As ações visam aproximar os museus das comunidades, estimular a educação patrimonial e ampliar as possibilidades de produção e experimentação artística por meio de oficinas, performances, instalações, debates e práticas colaborativas.

Na quinta-feira (11), às 14h, será aberta a Ocupação Recôncavo Antirracista, no Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu. Já no sábado (13), a partir das 14h, começa a série de oficinas do projeto Curta Cena no MAC – Arte Urbana em Cena, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, em Salvador.

Ocupação Recôncavo Antirracista

A iniciativa vai oferecer oficinas de fotografia, dança, escrita criativa e xilogravura para estudantes da rede municipal, além de três aulas especiais abertas ao público com os temas ‘Educação Patrimonial Antirracista’, ‘Arte, Identidade e Território’ e ‘Protagonismo da Juventude Negra’. Após dois meses de atividades, a programação será encerrada com a ‘I Mostra Paraguaçu – Recôncavo Antirracista’, que apresentará à comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

Curta Cena no MAC

Realizado pelo coletivo Salvador das Artes, o projeto promove oficinas de teatro de 13 de setembro a 25 de outubro, sempre aos sábados, das 14h às 18h. A proposta é refletir sobre as potencialidades das intervenções artísticas nos transportes coletivos, destacando a difusão democrática da arte e sua dimensão formativa, tanto poética quanto política.

A programação inclui oficinas, rodas de conversa, saraus, uma exposição dedicada à arte nos ônibus coletivos e registros da mostra Curta Cena Buzu (2017), primeira experiência de teatro em transporte público registrada em Salvador. A ocupação também vai se expandir para escolas da rede pública, com o Sarau Curta Cena na Sala de Aula, levando poesia e teatro ao ambiente escolar.

Temporada França-Brasil nos Museus

Além das residências, os museus oferecem uma programação diversificada, com mostras, cursos e oficinas. Entre os destaques da Temporada França-Brasil 2025 estão ‘O Avesso do Tempo, do artista beninense Roméo Mivekannin, no Museu de Arte Moderna; Fatumbi, com 110 fotografias de Pierre Verger e 16 do artista Emo de Medeiros, no Museu de Arte da Bahia; e Coleção FRAC no MAC, mostra de videoarte no MAC_BAHIA.

No MAM-BA, o público também encontra exposições como ‘Quem viaja, arrisca – Salões de Artes Visuais da Bahia’; ‘Metodologia Espiral’, com Goya Lopes; ‘Xiló_Lab: Mulheres que Gravam Histórias’, da Coletiva Xiló; e a Linha do Tempo do MAM.

O MAC_BAHIA reúne ainda as mostras ‘Mar Caymmi’, de Guilherme Almeida; ‘Afetos Itaparicanos’, da coleção do Instituto Sacatar; e ‘MURO’, na Galeria de Arte Urbana. Já no MAB seguem em cartaz as exposições ‘Bancos Indígenas do Brasil: Rituais e Carybé’ e o ‘Povo da Bahia’.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia