Casa Branca ameaça uso militar em defesa de Bolsonaro e Itamaraty reage: ‘não nos intimidaremos’

Casa Branca ameaça uso militar em defesa de Bolsonaro e Itamaraty reage: ‘não nos intimidaremos’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Jonathan Ernst/ Reuters

Publicado em 09/09/2025 às 20:58 / Leia em 2 minutos

A crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos ganhou novo capítulo nesta terça-feira (9). Durante coletiva à imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o governo de Donald Trump está disposto a “usar meios econômicos e até militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”, em referência ao julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Questionada pelo repórter Michael Shellemberger, do site Public News, sobre uma possível reação da Casa Branca diante da iminente condenação de Bolsonaro, Leavitt respondeu:

“O presidente Trump não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo. A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos.”

Apesar do tom, a porta-voz disse que, neste momento, não há ações adicionais planejadas contra o governo brasileiro. Mesmo assim, a Embaixada dos EUA no Brasil repostou a declaração em suas redes oficiais.

Reação do Itamaraty

Poucas horas depois, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota dura em resposta à fala da Casa Branca. Sem citar os EUA diretamente, o Itamaraty condenou “o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a democracia brasileira”.

“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. É esse o dever dos três Poderes da República, que não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”, diz o comunicado.

O texto também critica a tentativa de “instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia