Em mais uma parceria com a Casa Rosa, o Afrochefe Jorge Washington realiza a 5ª edição da honraria especial de seu projeto Culinária Musical, evento mensal que celebra a música, a gastronomia e o empreendedorismo negro na cidade de Salvador há oito anos. O Troféu Colher de Pau do Afrochefe destaca personalidades que atuam no fortalecimento da cultura negra e do povo negro na cidade, além de importantes parceiros do Culinária. O evento acontece no dia 14 de setembro, das 12h às 17h, na Casa Rosa, no Rio Vermelho. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.
Neste ano, o Troféu vai premiar Wesley Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia e idealizador e gestor do Festival Nacional do Artesanato da Bahia; e a jurista Lívia Sant’Anna Vaz, que atua como promotora de Justiça, além de coordenar o Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação do Ministério Público do Estado da Bahia. Também serão agraciadas personalidades que contribuem para o sucesso do Culinária, como Geilson Santos, que integra a equipe do evento, a cantora parceira Ayrá Soares, e duas presenças fiéis no evento todo mês, Dalva Messias e Martha Silva. Além desses, o Afrochefe também vai premiar o Portal Umbu, como veículo de imprensa parceiro na divulgação do projeto.
“Foram muitos encontros artísticos até aqui, muitos talentos e empreendimentos negros divulgados nesse importante e diverso palco para a visibilidade da cultura negra da cidade que é o Culinária Musical. Estamos caminhando para o fim de 2025 na certeza de que esse projeto já se consolida como um point da nossa cultura”, diz o Afrochefe Jorge Washington.
Menu e atrações
O prato principal do dia será a Dobradinha. Terá também o tradicional Arrumadinho de Fumeiro e a opção vegana, Moqueca de Banana da Terra. Como aperitivo, serão servidas porções de abará.
Para animar a festa, o Afrochefe recebe a cantora Denise Correia, que levará seu repertório de música popular, uma mistura de gêneros que enaltecem a música negra brasileira. O convidado especial será João Gonzaga, que vem se destacando na cena musical da cidade com sua performance e estética marcantes.
O domingo terá ainda lançamento do livro “Meu Sonho Cor do Luar”, da escritora e arte-educadora Regina Luz. No Cantinho da Empreendedora, estará presente a Mo Wa Crochês, marca de peças autorais em crochê e estamparia, onde moda, arte e afro-referências se encontram em peças inspiradas em mulheres negras, símbolos Adinkras e nos signos de expressão de resistência e consciência racial.