A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta segunda-feira (8) a lista com os seis filmes pré-selecionados que disputam a indicação oficial do Brasil ao Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional. A cerimônia da premiação está marcada para o dia 15 de março de 2026, em Los Angeles (EUA).
Entre os longas escolhidos, estão produções de nomes consagrados da cena audiovisual, como Kleber Mendonça Filho e Gabriel Mascaro, além de cineastas de novas gerações. Os seis títulos selecionados são:
- “Baby”, de Marcelo Caetano
- “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal
- “Manas”, de Marianna Brennand
- “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho (estrelado pelo baiano Wagner Moura)
- “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro
- “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi
A escolha partiu de uma lista inicial de 16 filmes habilitados, divulgada em agosto. Agora, um comitê formado por profissionais do setor avaliará os finalistas e anunciará o título que representará oficialmente o Brasil no Oscar. O resultado sai no próximo dia 15 de setembro.
O filme selecionado pelo Brasil será submetido à Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), que organiza o Oscar. Em seguida, disputará com produções de outros países uma vaga entre os indicados oficiais da categoria, cujo anúncio está previsto para janeiro de 2026.
O Brasil venceu uma única vez o Oscar de Melhor Filme Internacional (antigamente chamado de Melhor Filme Estrangeiro), com “Ainda Estou Aqui”, este ano. O país já conquistou outras quatro indicações: “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999).