O 7 de Setembro deste ano teve participação especial da Bahia em Brasília. A Banda Sinfônica do NEOJIBA, formada por 48 jovens músicos, integrou a programação oficial a convite do Governo Federal e tocou diante de um público estimado em 45 mil pessoas.
O repertório escolhido incluiu o “Hino da Independência”, de Dom Pedro I, “Ponteio”, de Edu Lobo e Capinan, o “Dobrado Coronel Benedito Alves Barbosa”, de Jamberê, e o clássico “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, executado diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao lado dele, acompanharam o desfile a primeira-dama, Janja Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Arthur Lira, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
— Midia Only (@midiaonly) September 8, 2025
Após a apresentação, Lula foi até os músicos para cumprimentá-los. Foi a primeira vez que uma formação do programa baiano participou da cerimônia em Brasília.

Foto: Divulgação
Criado em 2007 pelo maestro Ricardo Castro, o NEOJIBA é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música. Atualmente, o programa reúne mais de 2.400 integrantes e, ao longo de 18 anos, já beneficiou mais de 36 mil crianças, adolescentes e jovens em diferentes regiões do estado.