Lula lidera cúpula virtual do BRICS e reforça defesa do multilateralismo

Lula lidera cúpula virtual do BRICS e reforça defesa do multilateralismo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 08/09/2025 às 11:32 / Leia em 2 minutos

Por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o BRICS realizou, nesta segunda (8), uma reunião virtual de cerca de 1h30, no exercício da Presidência brasileira do bloco. O encontro reuniu chefes de Estado e representantes de países-membros e parceiros estratégicos, em um momento marcado pela crescente instabilidade econômica e política mundial.

Na ocasião, o grupo reafirmou seu compromisso com a preservação e o fortalecimento do multilateralismo, além da defesa por reformas em instituições internacionais para torná-las mais representativas.

Segundo a declaração conjunta, houve consenso sobre a urgência de avançar para uma ordem internacional mais justa, equilibrada e inclusiva, que reflita as transformações em curso e dê respostas mais eficazes às demandas do Sul Global.

Outro ponto de destaque foi a preocupação com o recrudescimento de medidas unilaterais no comércio internacional. Os líderes discutiram formas de ampliar mecanismos de solidariedade, cooperação e integração econômica entre os países do BRICS.

A cúpula também serviu de preparação para três grandes encontros multilaterais ainda neste ano: a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York (a partir de 23 de setembro); a COP-30, em Belém (a partir de 6 de novembro); e a Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Participaram da reunião os líderes de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia e África do Sul, além do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, do chanceler da Índia e do vice-ministro das Relações Exteriores da Etiópia.

O BRICS destacou que seguirá empenhado em atuar pela paz, pela defesa do multilateralismo e pela construção de soluções coletivas para os principais desafios globais.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia