Referência histórica da hotelaria brasileira desde 1952, o Hotel da Bahia by Wish reafirma sua vocação cultural ao sediar uma nova mostra de artes visuais, aberta ao público até o dia 20 de setembro. As obras estarão distribuídas em diferentes áreas do hotel e prometem uma experiência imersiva que une arte, sofisticação e memória.
O empreendimento, que já foi palco dos Salões Baianos de Belas Artes entre 1949 e 1951, além de importantes encontros intelectuais nas décadas de 1950 e 1960, busca resgatar essa tradição ao integrar turismo, cultura e história em suas programações.
A exposição reúne obras de artistas consagrados em três espaços: o lobby, a Sala Histórica e o mezanino do segundo andar. Entre os destaques estão peças das coleções de Antonio Gatto, da Acervo Galeria de Arte, e quadros do artista Lenardo Salvatori.

Carybé, que já tem peças no acervo fixo do hotel, tem novidades expostas
No lobby, obras de Carybé, Carlos Bastos, Emanoel Araújo e Luide Araujo se somam ao acervo permanente do hotel – avaliado em mais de R$ 20 milhões -, que já conta com criações de Genaro de Carvalho, Pierre Verger e uma mostra temporária de Ed Ribeiro. O espaço também preserva o icônico painel de concreto de Carybé (1984), mobiliário modernista e a escultura “Velha Bahia”, de Nádia Taquary.
No mezanino do 2º andar, a galeria/foyer abriga pela primeira vez a exposição “As Quatro Estações”, de Lenardo Salvatori. A mostra celebra os 50 anos de carreira do artista, conhecido por transitar entre escultura, gravura, arquitetura, design e pintura. Desde 2006, Salvatori expõe regularmente na Europa e nos Estados Unidos e, durante o período da mostra, acompanhará visitantes em imersões agendadas.
As obras estão reunidas também no catálogo “Hotel da Bahia: recortes das artes de um tempo”, organizado pelo historiador Rafael Dantas, com fotografias de Wilson Sabadin. A versão digital estará disponível no site oficial do Hotel da Bahia by Wish.

Leonardo Salvatori tem exposição inédita apresentada
Com essa iniciativa, o hotel reafirma sua posição como referência em hospitalidade e guardião da cultura brasileira. A mostra se soma a outras experiências culturais já promovidas no espaço, como o “Café com o Historiador”, a “Noite de Jazz, Arte e Vinho” e o “Piano Jazz Music”.
A visitação à exposição é gratuita, mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 99557-3166.