A diversidade de eventos e congressos realizados em Salvador durante o mês de agosto contribuiu para que a taxa média de ocupação hoteleira atingisse 68,49%, resultado superior ao registrado nos meses anteriores e também acima do índice de agosto de 2024 (65,09%).
Nos dias de semana, a ocupação foi ainda mais alta, alcançando 72,28%, contra 60,55% nos finais de semana. Em dias de grandes congressos, os hotéis próximos aos centros de convenções chegaram a registrar picos acima de 80%.
Outro fator que vem influenciando o bom desempenho é a retomada dos voos internacionais. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre janeiro e julho de 2025 o Aeroporto de Salvador recebeu 151 mil passageiros desembarcados de voos internacionais, um aumento de 36,2% em relação ao mesmo período de 2024 (111 mil). Embora representem apenas 6,7% do total de desembarques, os turistas estrangeiros possuem gasto médio diário mais elevado e preferem se hospedar em hotéis.
No total, entre embarques e desembarques, o aeroporto da capital baiana registrou 4,5 milhões de passageiros nos sete primeiros meses deste ano, crescimento de 5,1% em comparação com 2024. Salvador se consolidou como o segundo maior portão aéreo do Nordeste, atrás apenas de Recife, que movimentou 5,6 milhões de pessoas.
A diária média dos hotéis em agosto foi de R$ 655,66, mas esse valor chegou a ser ainda mais alto em dias de grandes congressos. Sem os hotéis de luxo, a média cairia para R$ 528,27.
“Acompanhamos com entusiasmo os esforços dos setores público e privado no sentido da atração de voos internacionais e domésticos, e os primeiros resultados já se podem sentir. Distante cerca de 2.000 km dos principais polos emissores de turistas, a Bahia depende fundamentalmente desses voos, para transformar o sonho de conhecer o estado, já apontado em diversas pesquisas e estudos de mercado, em realidade”, afirma Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA).
Os dados fazem parte da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH-BA e ABIH Brasil. O levantamento, abastecido diariamente pelos hotéis através do Portal Cesta Competitiva, permite acompanhar a evolução da atividade de hospedagem em Salvador.