Carnaval de Salvador e Romaria de Bom Jesus da Lapa são reconhecidos como manifestações da cultura nacional

Carnaval de Salvador e Romaria de Bom Jesus da Lapa são reconhecidos como manifestações da cultura nacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 08/09/2025 às 09:15 / Leia em 2 minutos

O Carnaval de Salvador e a Romaria de Bom Jesus da Lapa foram reconhecidos oficialmente como manifestação da cultura nacional pelo governo federal. As leis foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e entram em vigor nesta segunda (8).

Símbolo da cultura popular brasileira, o Carnaval de Salvador foi reconhecido como manifestação da cultura nacional após um Projeto de Lei feito pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB). O projeto ressalta o valor histórico, cultural e econômico da festa. Apenas em 2025, mais de 3,5 milhões de turistas estiveram na Bahia durante a folia momesca, sendo 850 mil em Salvador, principal destino.

“O Carnaval de Salvador é conhecido em todo o mundo. Com o reconhecimento, estamos dizendo ao mundo que o Brasil reconhece a importância de uma das experiências culturais mais potentes do planeta, uma festa que gera emprego, renda e que é um orgulho imenso para todos nós”, pontua o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Já a Romaria de Bom Jesus da Lapa, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, ocorre anualmente entre 28 de julho e 6 de agosto, com a reunião de aproximadamente 600 mil fiéis na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. A proposta de reconhecimento é do deputado Arthur Maia (União-BA).  O texto autoriza o poder público a desenvolver ações de apoio à romaria, como garantir segurança aos romeiros, promover celebrações religiosas e registrar o evento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural de natureza imaterial.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia