Autoridades se reuniram neste domingo (7), no Campo Grande, para prestigiar o desfile da Independência do Brasil em Salvador. A programação começou logo cedo, com a recepção das autoridades civis e militares.
Participaram da solenidade o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o governador, Jerônimo Rodrigues, e o secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro. A programação começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, seguido pelo início do desfile das tropas militares.
Durante o desfile, o prefeito Bruno Reis comentou sobre a importância da data cívica. “Na nossa história, sem sombra de dúvidas, a independência em 1822 é um dos principais marcos que representam toda a força e luta do povo brasileiro. Há mais de 200 anos, esse acontecimento permitiu que hoje vivêssemos em uma democracia, que o país pudesse ter conquistas, garantir sua soberania, avançar em políticas públicas e se tornar uma das principais potências e economias do mundo”, afirmou o prefeito.
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a simbologia da data. “Celebrar o 7 de Setembro é reafirmar o nosso compromisso com a democracia e a independência. É emocionante ver Salvador unida nesse ato cívico que inspira as novas gerações a acreditarem em um Brasil mais justo e com oportunidades para todos”, afirmou.
Desfile militar
Em 2025, a data cívica também marca bicentenário da Polícia Militar da Bahia. O desfile da PMBA iniciou com o Grupamento dos ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) seguido por estudantes representantes das cinco unidades da rede em Salvador. A Banda de Música da PM Maestro Wanderley, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da Bahia, veio na sequência o Grupamento dos veteranos e depois o Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e a Academia de Polícia Militar (APM), que neste ano completou 90 anos na formação de oficiais da corporação.
Na sequência, a representação dos Batalhões de Guardas, de Choque, Aéreo, de Operações Especiais, em Policiamento de Eventos, Turístico, Tático Móvel e de Proteção à Mulher. Logo em seguida desfilam a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial e o Grupamento das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e RMS.
O desfile hipomotorizado encerra o desfile da PM com o jipe histórico, motocicletas, viaturas (incluindo a tática blindada), caminhonetes, caminhão tanque de abastecimento, caminhão antibomba, drones, cavalos e o sobrevoo do helicóptero da corporação.
Onze escolas da rede estadual participaram do desfile com as tradicionais fanfarras.
Confira algumas imagens do desfile em Salvador:

Desfile do Sete de Setembro em Salvador. Foto: Valter Pontes

Desfile do Sete de Setembro em Salvador. Foto: Valter Pontes

Desfile do Sete de Setembro em Salvador. Foto: Valter Pontes

Desfile do Sete de Setembro em Salvador. Foto: Valter Pontes

Desfile do Sete de Setembro em Salvador. Foto: Valter Pontes

Desfile do Sete de Setembro em Salvador. Foto: Valter Pontes