Em uma cerimônia histórica realizada neste domingo (7), o papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, jovem italiano que ficou conhecido por evangelizar através da internet. Ele é agora oficialmente o primeiro santo da geração millennial da Igreja Católica.
A canonização, que reuniu mais de 80 mil fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, foi a primeira conduzida pelo papa Leão XIV, eleito em maio deste ano. Durante a celebração, o pontífice destacou a importância de exemplos como o de Acutis para os jovens:
“É um convite para todos nós, especialmente os jovens, a não desperdiçar nossas vidas, mas a transformá-las em obras-primas.”
Carlo Acutis morreu aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia. Nascido em Londres e criado em Milão, ele foi reconhecido por seu envolvimento com a fé desde cedo, e por usar seus conhecimentos em computação para criar sites sobre milagres e evangelizar online — motivo pelo qual é conhecido como padroeiro da internet.
O processo de beatificação de Carlo teve ligação com o Brasil: a cura de uma criança em Campo Grande (MS), após contato com uma relíquia do jovem, foi reconhecida como milagre pelo Vaticano. A beatificação ocorreu em 2020.
Na mesma cerimônia, o papa também canonizou Pier Giorgio Frassati, jovem italiano falecido em 1925, conhecido por sua dedicação aos pobres.
Segundo o Vaticano, participaram da celebração 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres. A presença massiva de religiosos e fiéis evidenciou o impacto das histórias dos dois novos santos, especialmente entre os jovens católicos.
A mãe de Carlo, Antonia Acutis, esteve presente na cerimônia e classificou a canonização como “o ápice de um caminho de muitos anos”.