O Festival de Veneza 2025 consagrou neste sábado (6) o filme “Father Mother Sister Brother”, dirigido pelo lendário Jim Jarmusch e estrelado por Cate Blanchett e Adam Driver, como vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme.
A produção já desponta como uma das favoritas para o Oscar, reforçando o papel de Veneza como grande termômetro da temporada de premiações. Nos últimos anos, o festival antecipou vitórias de títulos como “Coringa”, “Pobres Criaturas”, “Roma”, “A Forma da Água” e “Nomadland”.
O prêmio de Melhor Direção foi para Benny Safdie, por “Coração de Lutador“, que conta com Dwayne Johnson e Emily Blunt no elenco. Já nas categorias de atuação, o Coppa Volpi de Melhor Ator ficou com Toni Servillo, por “La Grazia”, enquanto o de Melhor Atriz foi para Xin Zhilei, por “The Sun Rises On Us All”.
O Prêmio Marcello Mastroianni de Melhor Atuação Jovem foi entregue a Luna Wedler, por “Silent Friend”.
Entre os demais vencedores, destaque para “The Voice of Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania, que levou o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri, e “Bellow the Clouds”, de Gianfranco Rosi, que conquistou o Prêmio Especial do Júri. O prêmio de Melhor Roteiro foi para Valérie Donzelli e Gilles Marchand, por “At Work”.