Com 42 feiras, festas e festivais literários realizados neste ano, a Bahia se prepara para a realização de mais nove eventos no mês de setembro, que prometem movimentar, escritores, editoras, estudantes e fomentar o incentivo ao livro e leitura na Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado.
Entre os dias 5 e 7 de setembro, o Recôncavo baiano recebe o I Festival Literário São Félix Conta Suas Yabás, com o tema ‘Cultura, Ancestralidade e Resistência’. O evento promete celebrar a literatura negra feminina e a cultura Sanfelixta em uma programação de peso que inclui mesas literárias, lançamentos de livros, atividades para crianças e muito samba de roda.
Já na Região Metropolitana de Salvador, a 2° edição da Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas acontece entre os dias 10 a 14 de setembro, tendo como foco ampliar o acesso à leitura, cultura e arte, com atenção especial à inclusão de pessoas com deficiência, idosos, mulheres, juventudes, povos de terreiro e comunidades tradicionais.
A Bacia do Rio Grande, Oeste baiano, segue contando suas histórias. Desta vez, Formosa do Rio Preto recebe a segunda edição da Festa Literária Caminhos do Oeste, nos dias 18 e 19 de setembro. Com o tema “Literatura como território de vozes e memórias”, o evento reúne autores regionais, artistas, educadores e a comunidade para celebrar a palavra viva em suas múltiplas formas.
A cidade de Santa Terezinha também se prepara para representar o Piemonte do Paraguaçu no circuito literário do estado, ao receber, durante os dias 19 e 20 de setembro, a primeira edição da Feira Literária de Santa Terezinha. A programação inclui palestras, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e homenagem ao ator e escritor Lázaro Ramos.
Partindo para o Extremo Sul da Bahia, a I Feira Literária de Cumuruxatiba, distrito do município de Prado, acontece entre os dias 23 a 27 de setembro, com uma programação cultural que celebra ‘Direito à Narrativa, Direito ao Território’. A feira nasceu com o desejo de afirmar a palavra como instrumento de memória, pertencimento e resistência.
Completando maioridade, a 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana movimenta a Princesa do Sertão, em reconhecimento às resistências de todos que contribuíram para a consolidação do evento. O festival vai ocupar a Praça Padre Ovídio, entre os dias 23 a 28 de setembro, com o tema “Flifs, 18 anos formando leitores”, destacando a importância do leitor e de sua formação literária na construção dessa história.
Com a proposta de responder “O que é que a Bacia do Jacuípe tem?”, a I Feira Literária de Ipirá acontece entre os dias 24 e 26 de setembro, com uma programação que une Literatura, Oralidades e Saberes Ancestrais. Já no Piemonte da Diamantina, o VII Festival Literário de Jacobina transforma a Concha Acústica do município e o Alto da Missão em palcos de encontros para ‘Arte Armorial: A Literatura que Celebra a Cultura do Sertão’. O Festival acontece entre os dias 24 e 27 de setembro.
O evento literário do município de Condeúba, Sudoeste Baiano, convida o público a debater ‘Quilombo: Versos e Resistência – Transmissão de Saberes’, nos dias 27 e 28 de setembro. Com uma abordagem diferenciada, a FLICON levará a magia dos livros e a riqueza da cultura diretamente às comunidades quilombolas e escolas do campo do município.
Nos dias 12 a 13 de setembro, acontece a IV Feira Literária de Santo Antônio de Jesus, com celebração à literatura como espelho da cultura popular brasileira: narrativas, tradições e identidade. Os 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Cícero Simões, será celebrado com evento literário, no dia 16 de setembro. Já o Sertão do Francisco recebe a realização da 2ª Festa Literária de Curaçá, nos dias 18 a 20 de setembro.
Encerrando os eventos literários do mês, no Sudoeste Baiano, a 3ª Feira de Livros de Vitória da Conquista movimenta o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, entre os dias 24 a 28 de setembro.