Em meio ao movimento de revitalização da Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) tem se dedicado a planejar uma audiência pública para discutir soluções para a Baixa dos Sapateiros, outra via histórica da cidade que nos últimos anos vem enfrentando desafios com o fechamento de suas lojas e problemas estruturais.
Em entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia, a parlamentar explicou que os planos ainda estão em fase inicial, mas que a sessão especial deve ocorrer em breve. A ideia é reunir comerciantes, moradores e especialistas para debater de forma aberta e participativa a recuperação da região.
“Não são soluções semelhantes às da Rua Chile, mas a Baixa dos Sapateiros precisa realmente de um investimento dos poderes públicos para que a gente possa ter uma revitalização que traga de volta o potencial e o dinamismo que tem aquela via da cidade, que é uma via histórica, cantada em verso e prosa, conhecida internacionalmente e que vem passando por essa crise“, disse.
Na manhã desta quinta-feira (4), Aladilce deu o primeiro passo, reunindo-se com comerciantes, moradores e representantes locais para ouvir sugestões e apresentar o projeto. “Temos que buscar soluções adequadas à história, ao perfil, mas sobretudo soluções que sejam discutidas com as pessoas que moram ali, as pessoas que trabalham ali. É uma área de comércio, mas tem moradias também. Então que sejam discutidas pelas pessoas, pela cidade”, disse ela, que no próximo dia 24 de setembro terá uma audiência pública para discutir soluções para todo o Centro Histórico.
A vereadora reforçou que o respeito ao patrimônio histórico é prioridade. “É importante as intervenções para requalificar os sítios, sobretudo os sítios históricos da nossa cidade, mas não pode ser feito sem discutir com a Câmara Municipal, com as universidades, com as pessoas que pensam e fazem e constroem essa cidade no dia a dia”, defende.