Uma pesquisa realizada pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revelou que 24% dos brasileiros já se endividaram para conseguir assistir a um show ou festival. O levantamento ouviu mais de mil pessoas em todo o país e aponta que 44% consideram o preço dos ingressos a maior barreira para frequentar eventos musicais.
Apesar dos altos custos, que envolvem ingressos, bebida, estadia e produtos oficiais dos artistas, a paixão pela música fala mais alto: 38% dos entrevistados dizem não se importar em pagar caro para ver seus ídolos de perto.
Entre os dados, o estudo mostra que 47% planejam e economizam com antecedência para comprar ingressos, enquanto 17% compram por impulso. Além disso, 70% afirmam ir aos shows motivados por um artista específico, e 23% já gastaram mais do que podiam em ingressos ou produtos oficiais.
“Os festivais de música são experiências únicas, mas também exigem planejamento financeiro. Organizar o orçamento, reservar recursos com antecedência e avaliar formas de pagamento são passos essenciais para aproveitar o evento sem transformar o prazer em dívida”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.
Para lidar com os custos, 36% dos endividados optam pelo parcelamento, 45% usam cartão de crédito em parcelas sem juros e 38% recorrem ao Pix.
Uma curiosidade da pesquisa é que, para alguns, o show também é uma oportunidade de renda. 22% dos brasileiros veem os grandes eventos como chance de ganhar dinheiro vendendo produtos e serviços para os fãs.