O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira (5), no campus da instituição.
A sessão foi conduzida pelo Conselho Universitário (Consun) e teve falas da reitora Marcia Barbosa, do professor Vitor Queiroz — orador oficial da solenidade e representante do Departamento de Antropologia.
Na cerimônia, os membros da universidade lembraram a trajetória do compositor e a sua importância para o Brasil. Gil falou sobre a homenagem e agradeceu à direção pela homenagem. “Eu queria agradecer a todos, por essa escolha”, disse.
Segundo a universidade, a escolha de Gilberto Gil se baseia em seu currículo e na relevância histórica de sua atuação artística, política e intelectual. A proposta de concessão do título foi apresentada pelo Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e aprovada pelo Consun em abril deste ano.
Assista à cerimônia: