Desfile da Independência em Salvador terá dois mil militares, restrições no trânsito e esquema especial de segurança

Desfile da Independência em Salvador terá dois mil militares, restrições no trânsito e esquema especial de segurança

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Feijão Almeida/GOVBA

Publicado em 05/09/2025 às 09:48 / Leia em 3 minutos

O tradicional desfile do 7 de Setembro, em celebração à Independência do Brasil, acontece no próximo domingo (7), em Salvador, no trajeto entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. A cerimônia começa às 7h20, com a recepção das autoridades civis e militares, e terá a coordenação da Marinha do Brasil em 2025.

Cerca de dois mil militares participam do cortejo, que contará ainda com viaturas e instituições convidadas. Às 7h50, o comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, e o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires, farão a revista da tropa. O hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador está marcado para as 8h45, seguido do início do desfile, às 9h. O encerramento será com o Esquadrão de Polícia Montada da PM-BA.

Esquema de trânsito

A Transalvador montou um plano especial para o desfile. A Avenida Sete de Setembro, no trecho entre a Rua Banco dos Ingleses e o acesso ao Corredor da Vitória, terá circulação e estacionamento proibidos das 21h do sábado (6) até 23h59 do domingo (7).

O tráfego de veículos vindos do Vale do Canela e Corredor da Vitória será desviado para a Avenida Araújo Pinho, Rua Dr. Augusto Viana e Rua João das Botas. Também haverá inversão de sentido e implantação de via dupla em trechos próximos à Praça Dois de Julho, no entorno do Teatro Castro Alves.

Além disso, entre as 17h de sábado (6) e 23h59 do domingo (7), o estacionamento estará proibido no Largo do Campo Grande, em frente ao Wish Hotel da Bahia até a Rua Forte de São Pedro.

As barreiras fixas começam a ser montadas no sábado, às 19h, em 15 pontos estratégicos, como Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua Carlos Gomes e Avenida Sete de Setembro. Já no domingo, a partir das 5h, entram em ação as barreiras móveis e de sinalização, ampliando os bloqueios para todo o percurso do desfile.

Com isso, o estacionamento será proibido em várias vias da cidade, incluindo a Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, Largo do Campo Grande, Praça Castro Alves, Rua Chile, Carlos Gomes, Ladeira da Montanha, entre outras. Ônibus a serviço do evento poderão estacionar em áreas específicas, como Avenida da França, Rua Miguel Calmon e Avenida Lafayete Coutinho.

Segurança reforçada

O esquema de segurança mobilizará 300 policiais e bombeiros no entorno do evento. A operação inclui policiamento ostensivo, equipes do Corpo de Bombeiros e reforço nas delegacias próximas.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública será ativado das 5h às 15h, reunindo forças estaduais, federais, municipais e empresas privadas. Mais de 300 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas farão o monitoramento da região.

No total, 1.148 profissionais da segurança pública e 100 veículos participarão da operação especial para garantir a tranquilidade do desfile.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia