Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme brasileiro “O Agente Secreto” pode superar “Ainda Estou Aqui” no Oscar. De acordo com Clayton Davis, editor da revista Variety, o filme estrelado pelo ator baiano Wagner Moura pode concorrer à estatueta nas categorias de Melhor Atuação, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.
Lançado em 2024, “Ainda Estou Aqui” representou o Brasil no Oscar 2025. O longa dirigido dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello ganhou a estatueta de Melhor Filme Internacional e fez história ao se tornar o primeiro longa-metragem brasileiro a sair vitorioso na premiação.
Lançamento de “O Agente Secreto” no Brasil
O longa “O Agente Secreto”, que rendeu a Moura o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, terá suas primeiras sessões brasileiras no dia 10 de setembro, em Recife, cidade natal do cineasta e cenário do filme. As exibições acontecerão simultaneamente no Cinema São Luiz — um dos locais de filmagem, inaugurado em 1952 — e no centenário Teatro do Parque, fundado em 1919.
Além do diretor, estarão presentes nas sessões a produtora Emilie Lesclaux, a distribuidora Silvia Cruz e parte do elenco, incluindo Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Robério Diógenes, Carlos Francisco, Isabel Zuaa e Laura Lufési. Essas apresentações fazem parte de uma série de pré-estreias nacionais antes do lançamento oficial nos cinemas brasileiros, marcado para 6 de novembro.
Sobre o filme
Ambientado no Recife de 1977, “O Agente Secreto” acompanha a história de Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas.