A Bienal do Lixo começa nesta quinta-feira (4) em Salvador, ocupando o Farol da Barra com uma vasta programação dedicada à arte, educação e sustentabilidade. O evento, que segue até o domingo (7), das 10h às 19h, contará com exposições de arte sustentável, oficinas criativas de reciclagem e upcycling, desfiles de moda sustentável e painéis de diálogo com especialistas, além de uma mostra de cinema que inclui curtas, documentários e animações sobre consumo consciente e transformação de resíduos.
A iniciativa tem como objetivo provocar reflexões sobre os impactos do consumo e a urgência de adotar novos hábitos, oferecendo ainda atividades educativas voltadas para escolas e crianças e surpresas ao ar livre para todas as idades.

Bienal do Lixo ocorre pela primeira vez em Salvador | Foto: Divulgação
A estreia do evento na capital baiana ocupará uma área de 3.000 m², com destaque para um domo de 175 m² onde serão expostas obras de oito artistas que transformam resíduos em arte. Papelão, plásticos, eletrônicos descartados e outros materiais ganham nova vida nas criações, evidenciando o poder transformador da arte sustentável.
A programação é totalmente gratuita, reunindo diferentes linguagens artísticas a serviço da conscientização ambiental. Para conferir os detalhes da programação, incluindo horários, participantes, oficinas específicas e exibições, o público pode consultar o site oficial da Bienal do Lixo – www.bienaldolixo.com.br – e as redes sociais do projeto: @bienaldolixo.