Projeto inédito em Salvador, o Roda completou um mês de funcionamento com um saldo de 8.364,46 kg de resíduos recicláveis recolhidos, uma média de 300 kg por dia de operação. A iniciativa pioneira de coleta seletiva porta a porta segue sendo realizada no Centro Histórico, abrangendo áreas como o Santo Antônio Além do Carmo, a Baixa dos Sapateiros, Saúde, Pelourinho, Rua Chile, Rua Carlos Gomes, Largo Dois de Julho, Avenida Sete de Setembro, Rua da Mouraria e Avenida Joana Angélica.
Neste período, o veículo tuk-tuk elétrico do projeto percorreu 588 km, recolhendo os recicláveis na ponta. Atualmente, 189 estabelecimentos comerciais e 29 pessoas físicas estão participando da iniciativa, dando uma destinação correta para os seus resíduos.
Aliando tecnologia, mobilidade limpa e responsabilidade socioambiental, o Roda beneficia quatro cooperados diretamente, e outros 13 indiretamente, gerando renda para trabalhadores da reciclagem. Nestes 30 dias de atuação, já foram mitigados o equivalente a 126,3 kg de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera.
“O Projeto Roda é um exemplo concreto de como Salvador está avançando na prática da sustentabilidade urbana. Em apenas um mês, já conseguimos resultados expressivos em termos de mobilização social, reaproveitamento de resíduos e redução de impactos ambientais. É uma grande satisfação ver a cidade se engajando nessa transformação, conectando tecnologia, inclusão social e preservação ambiental de forma tão eficiente”, destaca Ivan Euler, titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal.
Funcionamento – Moradores da região podem colaborar com a sustentabilidade da cidade por meio de um agendamento digital, que pode ser feito através do alimentesolos.rds.land/roda-salvador ou via Whatsapp (71) 99957-8803.
Após o agendamento, a Cooperativa de Reciclagem União Nazaré faz o uso de um triciclo elétrico, conhecido como tuk-tuk, para fazer o recolhimento. Podem ser separados para a coleta seletiva plásticos, metais, vidros, papéis, eletrodomésticos, embalagens longa vida e óleo de cozinha usado.
Execução – O Roda conta com apoio da Limpurb e é conduzido pela Secis. A ação é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Startup Solos e a Resilient Cities Network e faz parte do programa internacional Urban Ocean. O projeto-piloto tem previsão inicial de cinco meses.
“Salvador está mostrando como transformar ideias em ações concretas com a iniciativa Roda. A liderança da Prefeitura, da Solos e das cooperativas tem sido essencial. A cidade é referência em qualidade e compromisso em soluções para o Urban Ocean. Estamos muito orgulhosos do progresso da cidade em priorizar soluções e temos convicção de que este projeto tem potencial para inspirar ações maiores ainda”, afirma Malcolm Robinson Campbell, líder de programa na Resilient Cities Network.
Para Saville Alves, líder de negócios e cofundadora da Solos, os resultados do Roda revelam que o cidadão soteropolitano tem interesse em participar de ações de sustentabilidade. “O que estava faltando era a oportunidade. Com o acesso gratuito e na porta, já estamos com uma taxa de quase 40% de participantes agendados, em comparação com os total de pessoas que nós mobilizamos diretamente. Nos próximos meses, esperamos aumentar o volume de entrega por participante, melhorar a qualidade do resíduo destinado e aumentar os ganhos para a cooperativa parceira”.