Ilê Aiyê estreia turnê internacional com show histórico no Central Park

Ilê Aiyê estreia turnê internacional com show histórico no Central Park

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Sandro Teles/Produção

Publicado em 03/09/2025 às 18:42 / Leia em 2 minutos

O Ilê Aiyê abriu sua turnê internacional 2025 em grande estilo. No último domingo (31), o primeiro bloco afro do Brasil lotou o palco do SummerStage Central Park, em Nova York, encantando um público de mais de 5 mil pessoas com um espetáculo vibrante de dança, samba-afro e percussão.

A apresentação, que teve participação especial da cantora e compositora Amanda Maria, dividiu espaço com nomes como Iza e Evandro Fióti, na abertura do Inffinito Brazilian Film Festival of New York, tradicional festival de cinema brasileiro no exterior. Música, dança e cinema se encontraram no maior palco multicultural da cidade, celebrando a força da arte brasileira no mundo.

Mais do que um show, a performance do Ilê foi uma verdadeira celebração da cultura afro-brasileira. A batida da percussão, a potência do canto e a beleza da dança afro conduziram o público em uma experiência marcada por memória, resistência e ancestralidade, reafirmando a luta contra o racismo dentro e fora do Brasil.

Fundado em 1974, o Ilê Aiyê desfilou pela primeira vez no carnaval de Salvador em 1975, abrindo caminho para o orgulho e a valorização da identidade negra. Desde então, tornou-se um símbolo de resistência e empoderamento, levando o axé do Curuzu para o mundo.

A turnê internacional segue até o dia 10 de setembro, com apresentações em Williamsburg (Virgínia), Washington (D.C.), Miami (Flórida) e Salisbury (Maryland), incluindo também workshops de dança afro e percussão em universidades norte-americanas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia