A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concede, nesta quinta-feira (4), a Comenda 2 de Julho para a cientista e empreendedora ambiental Anna Luísa Beserra, de 27 anos.
A proposta partiu do deputado Antonio Henrique Júnior (PP), e a solenidade será realizada às 15h, no Plenário Orlando Spinola.
Reconhecida internacionalmente, Anna é CEO da Sustainable Development & Water for All (SDW for All) e criadora do Aqualuz, tecnologia inovadora que utiliza a luz do sol para purificar água de cisternas no semiárido. A ideia nasceu quando, aos 15 anos, inspirada pelo clássico Vidas Secas, de Graciliano Ramos, decidiu transformar ciência em impacto social.
Aos 17 anos fundou a startup SDW e desde então se consolidou como referência mundial em inovação ambiental. Em 2019, foi premiada pela ONU como “Jovem Campeã da Terra”, título inédito para um brasileiro. Também já foi reconhecida pela Shell no programa LiveWIRE e é Fellow da Young Water Solutions.
Na trajetória, acumula ainda menções de prestígio como Forbes Under 30 e o reconhecimento como professora premiada pela ONU.