O turismo brasileiro vive um momento de forte crescimento. De janeiro a agosto de 2025, o Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, número que representa um aumento de 46,6% em relação ao mesmo período do ano passado e o maior volume já registrado para os oito primeiros meses do ano.
Com esse desempenho, o país se aproxima do recorde anual de 2024, quando 6,77 milhões de visitantes estrangeiros chegaram ao Brasil. A expectativa do setor é que, até dezembro, o país ultrapasse a marca de 8 milhões de turistas internacionais.
“Mudamos de patamar. O turismo hoje é uma indústria sustentável que gera emprego em todo o país”, celebrou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou a conquista: “O Brasil está mais aberto e conectado ao mundo do que nunca. Esses números mostram que nosso esforço em qualificação, promoção e estruturação do turismo está dando resultados concretos”.
Em agosto, foram registradas 576 mil chegadas internacionais, um crescimento de 37,8% na comparação com o mesmo mês de 2024. O desempenho superou inclusive o recorde histórico de agosto de 2016, ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Principais emissores
A Argentina lidera como principal país emissor, com mais de 2,6 milhões de turistas. Em seguida, aparecem Chile (539 mil) e Estados Unidos (516 mil). Os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam, juntos, mais de 740 mil visitantes.
Portas de entrada
Os principais pontos de entrada de turistas internacionais no Brasil em 2025 são:
- São Paulo – 1,8 milhão de visitantes
- Rio de Janeiro – 1,4 milhão
- Rio Grande do Sul – 1,2 milhão
O resultado reforça o impacto das ações de promoção internacional, diversificação da oferta turística e ampliação da conectividade aérea, implementadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur.