Ação integra o programa Corredor Verde, que vai transformar a Avenida Manoel Dias com mais de 100 árvores em 2,5 km
A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) deu continuidade, nesta terça-feira (2), ao programa Corredor Verde, com o plantio de seis novas árvores na Praça Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, em Salvador.
Entre as espécies plantadas estão dois oitis e quatro guanandis, cada um com 2,5 metros de altura. Segundo o titular da pasta, Ivan Euler, a ação reforça iniciativas anteriores e faz parte do maior programa de arborização já implantado na capital baiana. A meta é plantar 115 árvores ao longo de 2,5 quilômetros da Avenida Manoel Dias da Silva, criando mais um corredor vegetal na cidade.
“Além de sombra e redução da temperatura, teremos ganhos na presença da fauna e na filtragem de poluentes. Todos ganham: a cidade, a população e o poder público”, destacou Euler.

Secis amplia arborização urbana com plantio de novas árvores na Pituba
Espécies adaptadas ao clima marinho
Além do guanandi e do oiti, a Secis também aposta em espécies como abricó de praia e algodoeiro de praia, que apresentam boa adaptação ao ambiente de alta salinidade. O plantio de árvores maiores tem ainda um objetivo estratégico: reduzir o risco de vandalismo nos canteiros.
A programação do Corredor Verde prevê o plantio de três a quatro unidades por dia, em uma operação que exige logística especializada, com caminhões e veículos preparados para transportar árvores de grande porte.