‘Ainda Estou Aqui’ conquista prêmio inédito da crítica internacional

‘Ainda Estou Aqui’ conquista prêmio inédito da crítica internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 02/09/2025 às 10:34 / Leia em 2 minutos

Vencedor do Oscar 2025 na categoria Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” segue cada vez mais aclamado no Brasil e no mundo. O longa dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres se tornou a primeira produção brasileira a conquistar o Grand Prix FIPRESCI como melhor filme do ano. 

Concedido há 25 anos pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, o prêmio contou com a participação de 739 críticos de cinema de 75 países diferentes. O troféu será entregue no próximo dia 19 de setembro, em cerimônia de gala na abertura do Festival de San Sebastian.

Vale lembrar que “Ainda Estou Aqui” também foi listado pelo New York Times como um dos 10 melhores filmes de 2025, ao lado de longas como Sinners, Caught by the Tide, The last Show Girl e Eephus. Sobre o filme, o jornal estadunidense escreveu:

“A história: Ambientado no Brasil a partir de 1970, durante uma ditadura militar, este drama acompanha os esforços de Eunice Paiva (Fernanda Torres) para manter sua família unida e ainda trabalhar como ativista após seu marido, o deputado federal Rubens Paiva, ser preso e desaparecer pelas autoridades. Baseado em uma história real, o filme, dirigido por Walter Salles, ganhou o Oscar de melhor longa-metragem internacional.

A opinião de Alissa Wilkinson: “Em sua atuação — que ganhou um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar — Torres impressiona. Proteger seus filhos significa encontrar alegria em meio ao medo, esperança em meio à dor. Torres sobrepõe todas essas emoções à sua atuação, e seu olhar penetrante é magnético”.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia