Um forte terremoto de magnitude 6,0 atingiu, na noite deste domingo (31), uma região montanhosa e de difícil acesso no leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, matando ao menos 812 pessoas e ferindo mais de 2 mil, segundo equipes de resgate.
O Talibã, que governa o país desde 2021, pediu ajuda da comunidade internacional para socorrer as vítimas. De acordo com as autoridades, estradas foram destruídas e há apenas quatro helicópteros disponíveis para o transporte dos feridos a hospitais próximos.
O tremor, sentido também em Islamabad (Paquistão) e Delhi (Índia), destruiu várias vilas na província de Kunar. Após o abalo principal, pelo menos outros cinco tremores foram registrados na região, conhecida por sua atividade sísmica.
Este é o terremoto mais mortal no Afeganistão desde junho de 2022, quando outro tremor matou cerca de mil pessoas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) no Afeganistão afirmou que “está profundamente consternada com o devastador terremoto que atingiu a região leste do país”. A entidade acrescentou que as “equipes estão em campo, prestando assistência emergencial e apoio vital”.