O NEOJIBA realiza, nos dias 5 e 6 de setembro, dois concertos gratuitos em homenagem aos 250 anos da primeira versão de Fausto, clássico da literatura ocidental escrito por Johann Wolfgang von Goethe. As apresentações acontecem às 19h, no Parque do Queimado, sede do programa, localizada no bairro da Liberdade, em Salvador.
Sob regência do maestro Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, a orquestra apresentará um repertório que conecta literatura e música, com obras diretamente inspiradas na obra de Goethe e outras que dialogam por afinidade estética e temática.
O repertório
Entre as peças que serão apresentadas estão:
- As Criaturas de Prometeu, op. 43 – Beethoven
- Egmont, op. 84 – Beethoven (composta para peça homônima de Goethe)
- Mar Calmo e Viagem Próspera, op. 27 – Mendelssohn (baseada em dois poemas de Goethe)
- Abertura da ópera Fausto – Gounod
- Marcha Húngara – Berlioz (da obra A Danação de Fausto)
A programação também valoriza a produção autoral de jovens compositores do próprio NEOJIBA, com destaque para:
- Abertura-Scherzo, de Vinícius Costa Jaloto
- Maculelê, o Exórdio, de Jamberê
Goethe e Fausto
Goethe é considerado um dos maiores nomes da literatura mundial. Sua obra Fausto, escrita ao longo de quase 60 anos, influenciou gerações de compositores e artistas, sendo um elo entre música, poesia e filosofia. A celebração dos 250 anos reforça a relevância atemporal da obra.
Os concertos contam com o apoio da Associação Goethe da Bahia.
Sobre o NEOJIBA
Criada em 2007, a Orquestra NEOJIBA é a principal formação do programa e reúne jovens músicos entre 15 e 27 anos. Reconhecida nacional e internacionalmente, foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa e a única do país a tocar na Philharmonie de Paris.
Eduardo Torres
À frente do concerto, o maestro Eduardo Torres é mestre em Regência Orquestral e pianista formado pela UFBA. Com uma carreira sólida, já regeu importantes orquestras do Brasil e do exterior, e é diretor musical do NEOJIBA desde 2014.