Teatro Castro Alves ganhará novo edifício com acesso universal e integração entre os espaços

Teatro Castro Alves ganhará novo edifício com acesso universal e integração entre os espaços

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Ascom / Conder

Publicado em 01/09/2025 às 17:10 / Leia em 3 minutos

Parte da maior requalificação da história do TCA, nova estrutura vai conectar rua Leovigildo Filgueiras à Esplanada, melhorando mobilidade e acessibilidade no complexo cultural

O Teatro Castro Alves (TCA) está passando pela maior requalificação desde sua inauguração, em 1967. Com cerca de 50% das obras concluídas, o projeto inclui intervenções estruturais, restauração de áreas tombadas, modernização de equipamentos técnicos e a construção de um novo prédio que promete transformar a circulação e a acessibilidade dentro do complexo cultural.

Batizado tecnicamente de “edifício lâmina”, o novo prédio terá estrutura vertical, estreita e alongada, e será construído ao lado da sala principal, conectando a Rua Leovigildo Filgueiras, no bairro do Garcia, à Esplanada do TCA. A nova edificação garantirá acesso direto à Concha Acústica, à Sala do Coro e à área da garagem (P-8), promovendo acessibilidade total para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

“O novo edifício vai interligar todas as áreas do teatro, com dois elevadores que garantem a circulação plena do público e dos trabalhadores. Também vai abrigar áreas técnicas e de apoio como almoxarifados, depósitos, centros técnicos e sanitários”, explica Neyde Cerqueira, engenheira da Conder, responsável pela obra.

Além da construção do novo prédio, o projeto inclui a requalificação da sala principal, com melhorias acústicas, modernização da mecânica cênica, iluminação e sonorização. O foyer será restaurado, o jardim suspenso revitalizado, e as salas administrativas e estruturas dos corpos artísticos reformadas.

Com investimento superior a R$ 260 milhões, as obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), e contam com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), responsável pela preservação do valor histórico e estético do TCA.

A requalificação faz parte do projeto Novo TCA, que já teve duas entregas anteriores: a reabertura da Concha Acústica (2016) e a modernização da Sala do Coro (2018).

A previsão é que todo o complexo renovado seja entregue ao público em 2026.

“O Governo do Estado vai entregar ao público um teatro totalmente requalificado, mais acessível e tecnologicamente atualizado, reafirmando sua posição como o maior complexo cultural da Bahia e um dos mais importantes do Brasil”, declarou José Trindade, presidente da Conder.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia