Um eclipse solar total deve transformar o dia em noite por mais de seis minutos em 2 de agosto de 2027. O fenômeno, confirmado pela NASA, será o mais longo do século XXI e promete um espetáculo astronômico raro.
A fase de totalidade — quando a Lua cobre completamente o Sol — terá duração máxima de 6 minutos e 22 segundos, superando eclipses recentes, como o de abril de 2024, que teve 4 minutos e 28 segundos de escuridão.
O eclipse será visível de forma parcial em grande parte da Europa, África e sul da Ásia, mas apenas alguns países estarão na chamada faixa de totalidade, onde o céu ficará completamente escuro em pleno dia. São eles: Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália.
Segundo especialistas do portal Eclipse Wise, o fenômeno será mais impactante do que o comum, já que a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu). Isso fará com que a faixa de sombra seja mais larga — com cerca de 258 km de largura e 15.227 km de extensão, cobrindo cerca de 2,5 milhões de km².
Além da beleza visual, o eclipse será uma oportunidade única para pesquisadores e entusiastas da astronomia em todo o mundo.