Consórcio Nordeste repudia falas do governador de MG que estigmatizam região

Consórcio Nordeste repudia falas do governador de MG que estigmatizam região

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação/Consórcio Nordeste

Publicado em 30/08/2025 às 17:10 / Leia em 2 minutos

Governadores do Nordeste manifestaram repúdio às declarações recentes do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que desqualificam a contribuição do Nordeste ao Brasil e reforçam estigmas históricos. Os gestores que integram o Consórcio Nordeste divulgaram uma nota pública sobre o assunto, nesta sexta-feira (29) (leia abaixo).

Zema disse que cidades e estados do Nordeste receberem “ajuda eterna” do governo federal e que é preciso dar prazo para cessar esse apoio. “Precisa ter o tempo de sanar essa situação. E o que existe no Brasil? Uma ajuda eterna e que não acaba nunca. Aí eu sou contra“, disse o governador.

O documento divulgado pelo Consórcio apresenta os números da região e desmente a narrativa apresentada: em 2024, 73% dos recursos do BNDES foram destinados ao Sul e ao Sudeste, enquanto o Nordeste recebeu apenas 10% do total. Minas Gerais, sozinho, foi contemplado com quase a mesma soma destinada a todos os estados nordestinos juntos. Segundo a nota pública, o mesmo se verifica na renúncia fiscal, estimada em R$ 536,4 bilhões para 2025, dos quais mais da metade se concentra no Sudeste e no Sul.

Em nota, o Governo da Bahia se manifesta contrário e vigilante a toda forma de racismo, xenofobia e estigmatização regional. “O Nordeste não aceitará ser transformado em bode expiatório de disputas eleitorais: nossa cidadania é indivisível e exige respeito, com políticas públicas pautadas em dados e evidências, não em preconceitos e estereótipos. O Brasil precisa de cooperação federativa, respeito e compromisso com a verdade. Dividir o país em regiões “fortes” e “fracas” é prática que fragiliza a democracia e empobrece o debate”, diz o texto.

Confira a nota pública divulgada pelo Consórcio Nordeste:

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia