A Fundação Casa de Jorge Amado inicia, na próxima quarta-feira (3), a terceira edição do projeto “Uma Quarta de FreePelô”, com ações gratuitas todas as quartas-feiras até 17 de dezembro. O objetivo é incentivar o gosto pela literatura e atrair público para o Centro Histórico de Salvador.
“O projeto é voltado para as crianças e jovens de escolas públicas com o objetivo de incentivar o gosto pela literatura, apresentar a Fundação Casa de Jorge Amado e contribuir com a movimentação de público no Centro Histórico”, afirma Ticiano Martins, diretor-executivo da instituição.
Serão 16 quartas-feiras com visitas guiadas à Fundação Casa de Jorge Amado, oficinas, conversas com escritores e apresentações musicais no Café Teatro Zélia Gattai. Cada aluno receberá um livreto sobre a vida e as obras de Jorge Amado, e cada escola inscrita ganhará um conjunto pedagógico com orientações sobre como trabalhar suas obras em sala de aula.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.cultura.salvador.br.

Projeto é voltado para crianças e adolescentes de escola pública, mas aberto ao público | Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado
Transporte gratuito para o Pelourinho
O projeto também é aberto ao público geral. Para facilitar o acesso, vans da ação “Partiu Pelô”, parceria com a CCR Metrô Bahia, farão o transporte gratuito da Estação do Metrô Campo da Pólvora ao Pelourinho, das 9h30 às 18h, com retorno no sentido inverso.
Programação de setembro
As atividades começam sempre às 14h, com monitorias sobre Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga, seguidas de bate-papos e apresentações musicais no Teatro Café Zélia Gattai. Estão confirmadas as participações do escritor Deco Lipe (3/9), das escritoras Lorena Ribeiro (10/9) e Gleice Ferreira (17/9) e de Guida Moira e Maria João Amado, neta do escritor (24/9), com o show “Amadas Canções – Um Passeio Musical pela Vida e Obra de Jorge Amado”.