Em breve a orla de Salvador receberá novas mudas de coqueiros. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) pelo secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, que destacou o sucesso da experiência do Viveiro de Coqueiros, implantado no Jardim de Alah.
O espaço recebeu cerca de 2 mil mudas que, após um ano, já apresentam adaptação ao clima da capital baiana, marcado pela forte salinidade, fator que por muito tempo representou um grande desafio para a sobrevivência da espécie na região.
Em declaração exclusiva ao Alô Alô Bahia, o secretário Ivan Euler reforçou o papel do projeto na preservação dos coqueiros na orla da capital.
“Apesar de serem longevos, os coqueiros naturalmente se perdem com o tempo, e muitos dos que tínhamos em áreas como o Jardim de Alah e o Morro do Cristo já desapareceram. Com o viveiro, conseguimos cultivar mudas adaptadas ao clima da cidade, aumentando as chances de sobrevivência após o replantio e permitindo que façamos a reposição de forma planejada e sustentável ao longo da orla“, disse.
Apesar do avanço, a Secis ainda não definiu a data exata para o replantio dos coqueiros. No entanto, o secretário garante que uma parcela das mudas permanecerá no Jardim de Alah como parte da recuperação da área histórica do bairro do Costa Azul.
Implantado em maio do ano passado, o Viveiro de Coqueiros inovou ao adaptar as mudas às condições climáticas de Salvador. O projeto conta com sistema de irrigação por aspersão, cercamento de eucalipto revestido com PVC e plantio inicial de 50 centímetros.
Ver essa foto no Instagram