O projeto de um apartamento assinado pelo escritório 222 Arquitetura, para atender às demandas de um jovem casal que buscava praticidade, conforto e espaços mais versáteis, na Vila Madalena, em São Paulo, foi destaque na Casa e Jardim. A reforma do imóvel de 150 m² foi comandada pelo baiano Carlos Davi e seu sócio, Fernando Sabaine, que vive no local com o médico Henrique Amado.
“Nosso maior desafio foi equilibrar integração e privacidade, criando espaços flexíveis que atendessem às nossas rotinas distintas do casal”, explica Fernando.

Henrique e Fernando são os moradores do imóvel | Foto: Estúdio NY18/Divulgação
Originalmente pensado para uma pessoa solteira, o imóvel totalmente integrado gerava dificuldades: falta de armários, ausência de espaço para trabalho e banheiro máster de uso individual. A reforma eliminou uma suíte de hóspedes para ampliar o living, criando dois ambientes, um social e outro mais intimista, e redefiniu o layout para otimizar a circulação.
A madeira tauari, presente em painéis, forro e marcenaria, garante unidade visual e sensação de acolhimento. “O contraste entre o piso irregular e a precisão dos frisos da madeira dá identidade única ao projeto”, afirma Carlos. A cozinha integrada recebeu marcenaria em laca metalizada off-white e ilha revestida em Coverlam Crema Marfil. “O efeito de profundidade da laca, que muda conforme a incidência da luz, dá movimento ao espaço sem a necessidade de excesso de informação visual”, detalha Carlos.

Foto: Estúdio NY18/Divulgação
A decoração privilegia o design brasileiro, com peças de Daniel Coutinho, Guilherme Wentz, Gustavo Bittencourt, estudiobola e Estúdio Orth. Livros de arquitetura e medicina na sala de TV refletem a trajetória dos moradores. “Esses elementos trazem afeto e contam a nossa história de forma discreta, mas significativa”, diz Fernando.
A suíte máster foi desenhada como refúgio, com revestimento integral em madeira e banheiro sofisticado em mármore e revestimento cotelê retroiluminado. “Essa solução deu privacidade e funcionalidade, permitindo o uso simultâneo sem perder conforto”, comenta o arquiteto.

Foto: Estúdio NY18/Divulgação
Outro destaque é o lavabo, com paredes revestidas de palha natural e cuba verde-oliva, além da paleta de cores neutras com toques de terracota e verde. “Mais do que criar uma estética bonita, nossa intenção foi conceber um lar atemporal, capaz de acompanhar o amadurecimento da vida a dois”, finaliza Fernando.
Veja mais fotos: