Val Marchiori está visitando o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, nesta sexta-feira, 29. Aos 50 anos, a empresária recebeu diagnostico de câncer de mama e precisará fazer uma operação nos próximos dias.
“Estou aqui, firme na fé em Nossa Senhora Aparecida, vivendo cada dia com esperança e coragem. Sigo acreditando na minha cura contra o câncer de mama, com o coração cheio de gratidão por todo amor e apoio que recebo”, escreveu nas redes sociais. Val disse que tem muita fé de que será curada.
Na última quarta-feira, ela foi ao hospital para realizar novos exames, um dia após revelar nas redes sociais o diagnóstico de câncer de mama.
A empresária esteve em uma clínica de São Paulo acompanhada do marido, o advogado Amilton Augusto, para fazer um PET Scan, exame que utiliza substâncias radioativas para detectar alterações no funcionamento das células, auxiliando no diagnóstico de doenças como câncer, problemas neurológicos e cardíacos.
“Hoje começa mais aí mais uns exames. Vamos fazer o Pet Scan. Vamos na fé, vai dar tudo certo”, disse ela, que será cuidada pelo famoso oncologista Fernando Maluf, que tratou o câncer de famosos como Ana Furtado, Simony e Celso Portiolli.
Logo depois, ela apareceu com um mastologista e anunciou que vai fazer uma cirurgia. “Estou aqui com o Dr. Silvio Bromberg. Ele vai me operar e me deixar ótima”, ela disse.
Como é a cirurgia?
A cirurgia de câncer de mama é feita para remover o tumor e impedir que a doença se espalhe. Ela pode ser conservadora, quando só a parte afetada da mama é retirada (quadrantectomia ou tumorectomia), ou radical, quando toda a mama é removida (mastectomia). Em alguns casos, também é necessário retirar linfonodos da axila para avaliar se houve metástase.
O tipo de cirurgia indicado depende do tamanho do tumor, do estágio do câncer e das condições da paciente. Em determinados estágios, especialmente quando o tumor é muito grande, está localizado em posição de difícil acesso ou já houve disseminação, o tratamento pode incluir quimioterapia e/ou radioterapia em vez da cirurgia, ou ainda de forma complementar a ela.