Após acidentes, Brasil certifica primeira empresa para voos comerciais com balões

Após acidentes, Brasil certifica primeira empresa para voos comerciais com balões

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Rubic Balões/Divulgação

Publicado em 29/08/2025 às 15:00 / Leia em 1 minutos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certificou a Rubic Balões Indústria e Comércio como a primeira empresa autorizada a prestar serviços aéreos especializados em balonismo no Brasil. O Certificado de Operador Aéreo (COA) foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

Com a autorização, a empresa poderá realizar voos de experimentação com passageiros utilizando balões de fabricação própria (os modelos BRA-56 e BRCS-18), já certificados pela Anac.

Para obter o COA, a Rubic atendeu a todas as exigências regulatórias, como comprovação de capacidade operacional, infraestrutura para orientar passageiros e cumprimento rigoroso das normas de segurança e aeronavegabilidade, incluindo avaliação de condições meteorológicas.

Segundo a Anac, a certificação reforça o compromisso de aprimorar o balonismo no país, alinhando equipamentos, profissionais e empresas às melhores práticas nacionais e internacionais. A medida também busca aumentar a segurança da atividade, após registros recentes de acidentes envolvendo balões no Brasil, alguns com vítimas fatais.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia