A capital baiana mais uma vez se destaca no cenário nacional da coquetelaria. Salvador emplacou cinco endereços na lista dos 100 Melhores Bares do Brasil, ranking anual divulgado pela Casual EXAME, que chega à sua terceira edição em 2025.
A seleção, que reúne votos de 50 críticos e influenciadores de todo o país, contempla bares de 17 cidades brasileiras, em 12 estados e no Distrito Federal. Os participantes elegem dez bares — cinco da própria região e cinco de outras localidades. De Salvador, participaram o criador de conteúdo Felipe Almeida (@almeida1984) e a jornalista Tereza Carvalho (@proveieaprovei).
Entre os destaques, o Megiro, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, aparece na 5ª posição, empatado com o Caledonia Whisky & Co., de São Paulo. O bar, localizado no Horto Florestal, é conhecido pela proposta descomplicada e criativa — uma versão mais casual do premiado MiniBar Gem, que também figura na lista, na 7ª colocação.
Leia também: Bares e botecos de Salvador são indicados ao Melhores da Taça 2025
Na 14ª posição, o Purgatório, speakeasy comandado pelo bartender Jonatan Albuquerque, segue consolidando seu reconhecimento. O bar foi recentemente incluído pela segunda vez entre os Top 500 Bars do mundo, e Jonatan fará, nesta sexta-feira (29), sua estreia como guest bartender internacional, em Lima, no Peru.
Outro representante soteropolitano no ranking é o Pirambeira, novo projeto do mesmo grupo do Purgatório, que conquistou o 56º lugar, com carta de drinques também assinada por Albuquerque.
Fechando a lista está o tradicional Velho Espanha, um verdadeiro ícone da boemia local, que garantiu a 70ª posição, reforçando a conexão entre a coquetelaria contemporânea e a herança cultural da cidade.
Com cinco bares entre os 100 melhores do país, Salvador confirma seu lugar de destaque na cena nacional — unindo criatividade, técnica e identidade em suas coqueteleiras.