Com mais de 70% da obra concluída, o novo restaurante Amado Salvador será inaugurado em outubro no Salvador Shopping. O empreendimento é a segunda unidade da marca comandada pelos empresários Edinho Engel e Flávio Bandeira, que já se preparam para abrir as portas em data ainda a ser definida no próximo mês.
Com 19 anos de história, recheada de prêmios nacionais e internacionais e marcada por uma cozinha contemporânea de excelência às margens da Baía de Todos-os-Santos, o Amado inicia um processo de expansão para novas praças.
Como antecipado pelo Alô Alô Bahia com exclusividade, o novo restaurante, batizado de Amado Salvador – Restaurante, ocupará mais de 300 m², com cerca de 120 lugares. O projeto arquitetônico, assinado por Caio Bandeira e Thiago Martins, inclui um mezanino que abrigará uma moderna loja de vinhos. O espaço, localizado no piso L1 do shopping, terá um diferencial: os vinhos poderão ser consumidos no restaurante ou adquiridos diretamente na loja pelo mesmo valor de venda.
“A ideia é termos sempre um Prato do Dia, numa proposta bem informal, mas com a mesma qualidade do menu da casa, prezando sempre por insumos de excelência, técnica e, claro, ingredientes locais, do jeitinho que sempre fizemos no Amado ao longo de sua existência”, afirma Edinho Engel, reconhecido recentemente como a Personalidade da Gastronomia em 2025.

Sócios Flávio e Edinho confirmam inauguração para outubro, em data a ser anunciada | Foto: Divulgação
O chef Danilo Fernandes, que vem conduzindo degustações com o chef fundador, explica que o menu executivo será voltado ao público que trabalha na região, com opções mais rápidas e acessíveis. “Nossa proposta é que em um dia da semana tenhamos comida baiana, em outro rabada, cozido, feijoada e por aí vai. Queremos fazer o público assimilar que naquele dia X é dia do prato Y”, explica.
Edinho Engel reforça: “Vamos ter opções de comidas práticas e deliciosas para quem busca uma refeição de qualidade durante a pausa para o almoço”.
Além do serviço “à la carte”, a proposta do novo Amado é oferecer uma experiência mais informal, sem perder o requinte e o padrão de atendimento que consagraram a marca.
Expansão nacional no horizonte
Segundo o sócio Flávio Bandeira, esta será a primeira “cria” do Amado. “A vontade de expandir a marca já vinha sendo amadurecida por mim e por Edinho Engel há bastante tempo, quando surgiu o convite do Salvador Shopping para irmos para lá. Não conseguimos dizer não”, diz. A parceria com o Grupo JCPM, dono do Salvador Shopping e de outros empreendimentos, já está definida e a expectativa é levar a marca para outros estados do Nordeste.