Carla Zambelli seguirá presa na Itália até ser extraditada, decide corte de Roma

Carla Zambelli seguirá presa na Itália até ser extraditada, decide corte de Roma

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 28/08/2025 às 15:17 / Leia em 2 minutos

A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira (28) que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) seguirá em regime fechado até a conclusão do processo de extradição para o Brasil.

A Corte de Apelação de Roma rejeitou o pedido da defesa por liberdade ou prisão domiciliar, alegando risco de fuga. No despacho, os juízes lembraram que a parlamentar está na Itália desde junho, foi localizada escondida e chegou a declarar que mudaria de casa para não ser encontrada.

Além disso, a análise dos laudos médicos concluiu que Zambelli tem condições de permanecer presa.

Condenação no STF

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão em regime fechado, além da perda do mandato e da inelegibilidade. A decisão foi unânime na Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

A deputada foi considerada culpada por ordenar que o hacker Walter Delgatti invadisse o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserir documentos falsos, incluindo um suposto mandado de prisão contra Moraes.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a ação tinha como objetivo “colocar em dúvida a legitimidade da Justiça” e fomentar atos contra as instituições republicanas.

Delgatti, que já cumpre prisão preventiva, recebeu pena de oito anos e três meses de prisão.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia