As ruas de Portão, em Lauro de Freitas, serão palco neste domingo (31) da 7ª Caminhada Tembwa Ngeemba: Povos de Terreiro contra o Racismo, a Intolerância Religiosa e em favor da Preservação Ambiental e Territorial. O evento é organizado pelo histórico Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, fundado referência da matriz Angola na região metropolitana de Salvador.
O foco principal da caminhada é denunciar o racismo estrutural e religioso, que ainda impacta fortemente os povos de terreiro e suas práticas ancestrais. O ato público prome reunir terreiros e casas de matriz africana de Lauro de Freitas para promover respeito à diversidade religiosa, defender o meio ambiente e preservar territórios tradicionais.

Foto: Ana Lucia Albuquerque
A concentração dos participantes será às 8h, na sede do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, de onde seguirá um cortejo até o Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, com chegada prevista para as 13h.
O local, às margens do Rio Joanes, simboliza a luta pela revitalização e preservação do importante corpo hídrico da região.
Serviço:
Data: 31 de agosto de 2025
Concentração: 8h
Saída: Terreiro São Jorge Filho da Gomeia – Portão, Lauro de Freitas (BA)
Chegada: Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão
Tema de 2025: Combate ao racismo estrutural e religioso
Organização: Terreiro São Jorge Filho da Gomeia
Contato: Géssica Catarina (71 99162-3059) e Andréa Lemos (11 99501-3738)