A SpaceX realizou com sucesso, nesta terça-feira (26), o 10º voo teste da Starship, considerada a maior nave espacial já construída. O lançamento ocorreu em Boca Chica, no Texas (EUA), por volta das 20h30 (horário de Brasília), sem tripulação a bordo.
Splashdown confirmed! Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting tenth flight test of Starship! pic.twitter.com/5sbSPBRJBP
— SpaceX (@SpaceX) August 27, 2025
Desta vez, o teste foi considerado um marco histórico para a empresa de Elon Musk, já que pela primeira vez a nave conseguiu levar carga útil ao espaço: oito protótipos de satélites do projeto Starlink, que pretende expandir a rede global de internet via satélite.
Pouco mais de uma hora após o lançamento, a Starship realizou pouso controlado no Oceano Índico. A SpaceX já havia conseguido pousos semelhantes em dois testes anteriores, em junho e novembro de 2024, mas falhou nas três tentativas feitas em 2025.
O objetivo da empresa é tornar a Starship totalmente reutilizável, reduzindo os custos de missões espaciais e abrindo caminho para viagens de longa distância, incluindo a Lua e Marte.